"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Amelie Poulain Soundtrack


Sobre o filme:

Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Tempo de Duração: 120 minutos
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps

Elenco :

Audrey Tautou (Amélie Poulain)
Mathieu Kassovitz (Nino Quincampoix)
Rufus (Raphael Poulain)
Yolande Moreau (Madeleine Wallace)
Artus de Penguern (Hipolito)
Urbain Cancelier (Collignon)
Maurice Bénichou (Dominique Bretodeau)
Dominique Pinon (Joseph)
Claude Perron (Eva)
Michel Robin (Pai de Collignon)
Isabelle Nanty (Georgette)
Clotilde Mallet (Gina)
Claire Maurier (Suzanne)
Serge Merlin (Dufayel)
James Debbouze (Lucien)
Lorella Cravotta (Amandine Poulain)
Flore Guiet (Amélie Poulain - 8 anos)
11
Sinopse
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência.

Sobre a trilha sonora:
11
Se a trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, filme dirigido por Jean-Pierre Jeuneut, tem um resultado admirável dentro e fora das telas, créditos devem ser dados a Yann Tiersen.
Jean-Pierre veio a conhecer o trabalho do multi-instrumentista (Tiersen) após ficar admirado com um disco que seu assistente de produção colocou para tocar enquanto estavam andando de carro. O cinesta comprou os direitos de todos os discos e decidiu conhecer o artista.
A trilha do filme, além de trazer composições originais, ainda tem faixas provenientes dos álbuns anteriores de Tiersen, como é o caso de uma das melhores faixas, "A Quai", presente no disco L´Absente. Porém, todas as composições foram instrumentadas novamente para o longa. Falando um pouco mais de "A Quai", essa é o tipo de faixa que começa como quem não quer nada e, quando menos se espera, é como se um turbilhão de instrumentos e melodias fascinantes completassem a música tema.
"J'Y Suis Jamias Allé", a faixa de abertura, remete toda uma idéia de magia, ternura e romance presente no filme. Nessa e nas faixas "Le Moulin", "La Valse Des Monstres", e "Les Jours Tristes (Instrumental)", utiliza-se um piano de brinquedo, acrescentando um ar de pureza nas composições. Ou até mesmo em temas exclusivamente ao piano, que ganham um ar melancólico, porém ágil, como é o caso de "Comptine Dún Autr Été" (o mesmo pode ser dito de "Sur Le Fil"). Já outras parecem ser melodias transportadas de uma caixinha musical parisiense, como "La Redécouverte".
Várias composições têm uma mesma temática, porém distinguem-se graças à instrumentalização empregada. Algumas vezes, uma mesma faixa acaba sendo regida por uma orquestra ou por uma versão solo ao piano, o que acaba tornando-a muito distinta, mesmo que tenha como base uma melodia já conhecida.
São instrumentos como banjos, mandolin, acordeão, harpas, piano que transformam a trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em um clássico, injustamente esquecido de ser indicado para a categoria de trilha no Oscar de 2002, porém lembrada e recordista de prêmios César, o prêmio máximo do cinema francês.
Escute a trilha e reviva cada momento do filme. E caso você ainda não o tenha assistido, escute a trilha e monte a sua história a partir dos acordes de Tiersen, já que fica um tanto difícil para esse que vos escreve exemplificar cada sentimento que a trilha o passa.
''

Le Fabuleux Destin D'Amelie Poulain OST - Yann Tiersen (2001)

1. J'y Suis Jamais Alle
2. Les Jours Tristes (instrumental)
3. La Valse D'Amelie
4. Comtine D'un Autre Ete: L'apres Midi
5. La Noyee
6. L'autre Valse D'Amelie
7. Guilty
8. A Quai
9. Le Moulin
10. Pas Si Simple
11. La Valse D'Amelie (orchestra version)
12. La Valse Des Vieux Os
13. La Dispute
14. Si Tu N'etais Pas La
15. Soir De Fete
16. La Redecouverte
17. Sur Le Fil
18. Le Banquet
19. La Valse D'Amelie (piano version)
20. LaValse Des Monstres



Nenhum comentário: