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Texto retirado da maravilhosa página Carcasse
Na metade da década de 60, a população americana já sentia os primeiros efeitos da eminente e catastrófica derrota para o Vietnã, dez anos depois, em 1975. Os jovens não queriam ir à frente de batalha; pelo contrário, buscavam alternativas e justificativas para esquivarem-se de seu "dever cívico". Emergia assim, junto a outras circunstâncias, a cultura hippie. Janis Joplin, The Grateful Dead e Jefferson Airplane, entre outros, eram Deuses do (novo) Rock.
Enquanto isso, no Instituto de Ensino Médio de Summit, Nova Jersey, no dia 11 de Dezembro de 1965, três bandas locais foram contratadas para entreterem o público formado de pais, alunos e professores. Após a agradável apresentação da primeira banda, 40 Fingers, entraram em cena, respectivamente, Lewis Alan Reed, mais conhecido como Lou Reed (compositor, guitarrista e vocalista), John Cale (baixo, viola elétrica, teclado), o alto e esguio Sterling Morrison (guitarra e baixo), e, por fim, posicionando-se de pé por trás da bateria, Maureen "Moe" Tucker, cuja entrada no grupo ocorreu dias antes devido à saída inesperada de Angus MacLise. Eram quatro sujeitos vestidos de negro, de cabelos compridos, posicionados no meio de um amontoado de instrumentos exóticos, mirando com seus negros óculos de sol a platéia boquiaberta. Chamavam-se The Velvet Underground, nome roubado do título do (para a época) pouco aclamado livro de Michael Leigh.
Enquanto isso, no Instituto de Ensino Médio de Summit, Nova Jersey, no dia 11 de Dezembro de 1965, três bandas locais foram contratadas para entreterem o público formado de pais, alunos e professores. Após a agradável apresentação da primeira banda, 40 Fingers, entraram em cena, respectivamente, Lewis Alan Reed, mais conhecido como Lou Reed (compositor, guitarrista e vocalista), John Cale (baixo, viola elétrica, teclado), o alto e esguio Sterling Morrison (guitarra e baixo), e, por fim, posicionando-se de pé por trás da bateria, Maureen "Moe" Tucker, cuja entrada no grupo ocorreu dias antes devido à saída inesperada de Angus MacLise. Eram quatro sujeitos vestidos de negro, de cabelos compridos, posicionados no meio de um amontoado de instrumentos exóticos, mirando com seus negros óculos de sol a platéia boquiaberta. Chamavam-se The Velvet Underground, nome roubado do título do (para a época) pouco aclamado livro de Michael Leigh.
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Então, num volume muito mais alto que o habitual, executaram os primeiros acordes de "Venus in Furs" (uma canção sobre sadomasoquismo) confirmando a primeira impressão: tratava-se de um bando de degenerados, próprios deste negócio perigoso que é o rock'n'roll para a juventude. Muitos deixaram o lugar aterrorizados. Para os que ficaram, a canção seguinte, "Heroin", foi o cúmulo.
Inspirados por uma realidade marginal à maioria das pessoas, mas muito familiar a eles, cada membro acrescentava, a sua maneira, um pouco do ambiente degenerado de Nova York. Eram como moscas circulando por todo o ambiente fétido da metrópole: junkies, prostitutas, alcoólatras, viciados, travestis, homossexuais, traficantes e suicidas. Repeliam a beleza e a promissora esperança de novos e melhores tempos sustentados pelas bandas da década de 60. Lou Reed, como compositor, possuía um talento soberbo para encontrar, filtrar e retratar histórias tão amorais e sombrias em suas letras quanto para criá-las igualmente problemáticas na vida real. Acreditava num elo entre o rock e a literatura assim como acreditava controlar seu vício em drogas. Assim, apesar da considerável baixa receptividade, o concerto foi considerado pela banda um legítimo sucesso.
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A banda logo conseguiu um contrato no Café Bizarre. A reação dos freqüentadores, em geral turistas, era tão desanimadora quanto ao incidente de dias atrás e, após duas semanas espantando os boêmios, foram despedidos. Apesar da desagradável experiência em palco, um insólito evento ocorreu-lhes ali. Andy Warhol, pintor pop já estabelecido no ramo artístico, também conhecido por seus filmes undergrounds – assim como Paul Morrissey, seu manager e cineasta de igual importância que o acompanhava – buscavam novos horizontes para a Fábrica: uma banda de rock. Desta maneira, orientado por Paul e Andy, a banda deveria adequar-se às exigências da Fábrica. "A Velvet era um grupo de gente totalmente insegura. Todos os dias estavam à beira de algo. E de repente chegou aquela garota para desintegrar o grupo" – confessa Moe anos mais tarde sobre a mudança mais significativa orientada: Nico, uma jovem atriz e cantora que conhecera Andy uma semana antes. Sua voz e sotaque nórdicos (era alemã) eram o contraponto que faltava para tamanha escuridão. Não que todas as alterações fossem aceitas passivamente pelos membros, ou melhor, por Lou, mas diante dos novos e promissores horizontes abertos por Warhol, aceitar a entrada de Nico não configurava um problema assim tão grave. Mas incomodava. Selando um pacto fáustico, a banda aceitou as propostas de Warhol.
Tornaram-se The Velvet Underground and Nico.
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Box - The Velvet Underground - Peel Slowly And See (5CD)
Disc: 1
1. Venus in Furs [Demo Version]
2. Prominent Men [Demo Version]
3. Heroin [Demo Version]
4. I'm Waiting for the Man [Demo Version]
5. Wrap Your Troubles in Dreams
6. All Tomorrow's Parties [Demo Version]
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Disc: 2
1. All Tomorrow's Parties [Single Version]
2. Sunday Morning
3. I'm Waiting for the Man
4. Femme Fatale
5. Venus in Furs
6. Run Run Run
7. All Tomorrow's Parties
8. Heroin
9. There She Goes Again
10. I'll Be Your Mirror
11. Black Angel's Death Song
12. European Son
13. Melody Laughter [Live]
14. It Was a Pleasure Then
15. Chelsea Girls
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Disc: 3
1. There Is No Reason [Demo Version]
2. Sheltered Life [Demo Version]
3. It's All Right (The Way That You Live) [Demo Version]
4. I'm Not Too Sorry (Now That You're Gone) [Demo Version]
5. Here She Comes Now [Demo Version]
6. Guess I'm Falling in Love [Live]
7. Booker T. [Live]
8. White Light/White Heat
9. Gift
10. Lady Godiva's Operation
11. Here She Comes Now
12. I Heard Her Call My Name
13. Sister Ray
14. Stephanie Says
15. Temptation Inside Your Heart
16. Hey Mr. Rain [Version 1]
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Disc: 4
1. What Goes On [Live]
2. Candy Says [Alternate Closet Mix]
3. What Goes On [Alternate Closet Mix]
4. Some Kinda Love [Alternate Closet Mix]
5. Pale Blue Eyes [Alternate Closet Mix]
6. Jesus [Alternate Closet Mix]
7. Beginning to See the Light [Alternate Closet Mix]
8. I'm Set Free [Alternate Closet Mix]
9. That's the Story of My Life [Alternate Closet Mix]
10. Murder Mystery [Alternate Closet Mix]
11. After Hours [Alternate Closet Mix]
12. Foggy Notion
13. I Can't Stand It
14. I'm Sticking With You
15. One of These Days
16. Lisa Says
17. It's Just Too Much [Live]
18. Countess from Hong Kong [Demo Version]
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Disc: 5
1. Who Loves the Sun
2. Sweet Jane [Full Length Version]
3. Rock & Roll
4. Cool It Down
5. New Age [Full Length Version]
6. Head Held High
7. Lonesome Cowboy Bill
8. I Found a Reason
9. Train Round the Bend
10. Oh! Sweet Nuthin'
11. Satellite of Love
12. Walk and Talk It
13. Oh Gin
14. Sad Song
15. Ocean
16. Ride into the Sun
17. Some Kinda Love [Live]
18. I'll Be Your Mirror [Live]
19. I Love You
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The Velvet Underground - Nov. 3. 7.1966: The Epitours The Midwest
1. Melody Laughter (31:26)
2. Femme Fatale (3:10)
3. Venus In Furs (4:52)
4. The Black Angel's Death Song (5:05)
5. All Tomorrow's Parties (5:21).
6. I'm Waiting For The Man (4:44)
7. Heroin (7:00)
8. Run Run Run (9:06)
9. The Nothing Song (29:35)
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1-9: Valleydale Ballroom, Columbus, Ohio, November 4, 1966."Direct from original master". Nice rendition - complete show, good sound - of the famous Columbus 1966 EPI show, supposedly from the original tape
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The Velvet Underground - The Psychopath's Rolling Stones
1. Star Spangled Banner (2:06)
2. White Light/White Heat (4:33)
3. I'm Waiting For My Man (4:07)
4. All Tomorrow's Parties (5:14)
5. Run Run Run (8:48)
6. Guess I'm Falling In Love (4:11)
7. Venus In Furs (5:02)
8. Black Angel's Death Song (2:53)
9. I Can't Stand It (8:01)
10. Sheltered Life (2:51)
11. Vernissage (0:58)
12. Real Good Time Together (2:34)
13. Chelsea Girl (3:12)
14. Pale Blue Eyes (5:59)
15. I'll Be Your Mirror (2:37)
16. The End (8:06)
17. "Bootlegging The Bootleggers"
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1 : listed as "unreleased track, shortlisted as the intro to the 1993 concerts but later rejected" / 2, 3 : Max's Kansas City, Summer 1970 / 4 : Valleydale Ballroom, November 4,1966 / 5 : Hilltop Festival, August 2, 1969 / 6 : Gymnasium, April 1967 / 7 : End Of Cole Ave, October 18, 1969 / 8, 15 : Bataclan, January 29, 1972 / 9 : The Matrix, late November - early December 1969 (pirated from official 1969 Live) / 10 : Ludlow street loft demo, early 1967 / 11 : radio ad for third LP / 12 : demo, late 1969 / 13. Nico & Joe Bidewell, BBC TV program on Chelsea Hotel, 1981 / 14. End Of Cole Ave, October 19, 1969 / 16 : Nico, live / 17 : not a VU-related track.
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1 : listed as "unreleased track, shortlisted as the intro to the 1993 concerts but later rejected" / 2, 3 : Max's Kansas City, Summer 1970 / 4 : Valleydale Ballroom, November 4,1966 / 5 : Hilltop Festival, August 2, 1969 / 6 : Gymnasium, April 1967 / 7 : End Of Cole Ave, October 18, 1969 / 8, 15 : Bataclan, January 29, 1972 / 9 : The Matrix, late November - early December 1969 (pirated from official 1969 Live) / 10 : Ludlow street loft demo, early 1967 / 11 : radio ad for third LP / 12 : demo, late 1969 / 13. Nico & Joe Bidewell, BBC TV program on Chelsea Hotel, 1981 / 14. End Of Cole Ave, October 19, 1969 / 16 : Nico, live / 17 : not a VU-related track.
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