"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Frank Zappa & Mothers of Invention 1968

1
Divido com vocês agora este álbum, que mostra um show do Mothers Of Invention, realizado no Royal Festival Hall, Londres, em 28/10/1968.
Para quem não conhece o Mothers, sua música é recheada com bastante performance teatral.

Segue abaixo um texto sobre o saudoso Frank Zappa.
'
Neide
'

Frank Zappa – Guitar&Vocals
Ian Underwood – Alto Sax & Piano
Bunk Gardner – Tenor Sax & Clarinet
Euclid James Motorhead Sherwood – Baritone Sax & Tambourine
Roy Estrada – Bass&Vocals
Don Preston – Electric Piano & Odd Noises
Arthur Dyer Tripp III – Drums & Percussion
Jimmy Carl Black – Drums

Acompanhados pelos membros de BBC Symphony Orchestra
'
1. Prologue 3:07
2. Progress? 4:44
3. Like It Or Not 2:21
4. The Jimmy Carl Black Philosophy Lesson 2:01
5. Holding The Group Back 2:00
6. Holiday In Berlin 0:56
7. The Rejected Mexican Pope Leaves The Stage 2:55
8. Undaunted, The Band Plays On 4:34
9. Agency Man 3:17
10. Epilogue 1:52
11. King Kong 8:13
12. Help, I'm A Rock 1:38
13. Transylvania Boogie 3:07
14. Pound For A Brown 6:50
15. Sleeping In A Jar 2:24
16. Let's Make The Water Turn Black 1:51
17. Harry, You're A Beast 0:53
18. The Orange County Lumber Truck(Part 1) 0:46
19. Oh No 3:22
20. The Orange County Lumber Truck(Part 2) 10:36

Download


“Frank Zappa foi um dos mais estranhos e geniais músicos do rock. Influenciado por vertentes tão diversas quanto música clássica e grupos vocais da década de 50, durante seus mais de 30 anos de carreira bastante produtiva revolucionou a maneira de fazer música moderna, deixando de lado os apelos do mercado fácil das grandes gravadoras e levando o experimentalismo a limites inéditos. Além de músico foi letrista como poucos, cínico e ácido, nunca poupando ataques a nenhuma forma de poder estabelecido (fossem governo ou grandes gravadoras). Seu estilo foi frequentemente associado ao jazz
moderno mas classificar a música de Frank Zappa jamais será das tarefas mais fáceis.



Em 1964 se juntou à banda Soul Giants que seria a base para a formação dos Mothers (que teve posteriormente o nome modificado para Mothers of Invention). Gravando num pequeno estúdio montado por Zappa a banda teve seu primeiro disco, Freak Out, lançado pela MGM em 1966. Com este disco Zappa provou que era possível fazer música pop com qualidade. Imediatamente o álbum se tornou um cult na Inglaterra, embora sem grande repercussão nos estados unidos.


Os diversos álbuns que se seguiram (Zappa era um compositor e produtor maníaco e incansável) viriam a mostrar o satirismo e experimentalismo que seriam marca registrada de Frank Zappa. Nem mesmo o clássico Sgt Peppers dos Beatles é poupado com o lançamento de We're Only in It for the Money (uma sátira a Beatles, beatniks e movimento hippie). As influência de música clássica ficam claras em álbuns como Lumpy Gravy (gravado com orquestra). A influência de pop e experimentalismo ficam claros em álbuns como Cruising with Ruben & the Jets (cheio de arranjos vocais ao estilo doo-woop).


Em 1970 a banda Mothers of Invention seria desfeita para retornar alguns meses depois com novos vocalistas, Mark Volman e Howard Kaylan. Durante um show com os Mothers em 1971 Zappa foi empurrado do palco por um fã enlouquecido tendo de se recolher a um período entre camas de hospital e sua casa em que compôs diversos álbuns, remontando seu selo independente para não sofrer pressões de gravadoras (cabendo apenas a distribuição a grandes nomes da industria da música). Em um outro show ocorreu o incêndio que ficaria famoso nos versos da música Smoke on The Water da banda Deep Purple


Ao final da década de 70 remontou a banda Mothers of Invention, assumindo os vocais e lançando seus álbuns de maior vendagem. Em seus últimos anos além de continuar compondo e gravando como nunca, cuidou de catalogar e relançar grande quantidade de seu material disponível em discografia pirata.
No início da década de 90 Zappa divulgou que sofria de câncer, interrompendo suas apresentações ao vivo. Seu último show ocorreu na Tchecoeslosváquia a convite do presidente Vaclav Havel, seu fã. Frank Zappa morreu em 1993.”




Nenhum comentário: