"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Crimes dos Papas 1


Livro extremamente recomendado, que conta a história do "reinado" papal desde seu início, com um grande detalhamento sobre a origem das ligações corruptas entre a instituição da Igreja e a política.
Na realidade, Cristo foi uma figura revolucionária para sua época, e não passiva como a instituição da Igreja insiste em se fazer acreditar. É muito comentado entre os historiadores a existência de trechos apócrifos (livros excluídos da Bíblia que conhecemos, convenientemente considerados não-autênticos) nos quais Cristo atesta e reforça (além do que já é conhecido na versão convencional da Bíblia) a desnecessária presença de uma Instituição para o exercício religioso)
Eu acho importantíssimo não se fechar os olhos para essa questão, pois todas as pessoas que trabalham na área da saúde sabem quantos pacientes se perdem, por culpa de influências religiosas infundamentadas para os dias atuais.
Principalmente quando trabalhamos como voluntários para esclarecimento à população sobre doenças sexualmente transmíssíveis, chega a ser inacreditável o que se ouve das pessoas...
"Com base em estudo de 2004, o Ministério da Saúde estima que 50 mil gestantes sejam infectadas por sífilis a cada ano. Desse total, aproximadamente 12 mil crianças nascem com a doença. No entanto, em 2005, só foram registrados 5.710 casos da sífilis congênita em bebês. De acordo com o Boletim 2006, há crescimento da taxa de incidência de sífilis congênita" (portal.saude.gov.br)
Infelizmente, isto é uma realidade, e nem sempre estes índices divulgados estão certos (por vezes são bem maiores). É óbvio que a mídia nunca dirá por inteiro a realidade nua e crua da Saúde, para se evitar pânico.
As pessoas insistem em não se prevenir, muitas vezes por puro descaso, independente de vínculos religiosos...E a Igreja, que deveria fazer um papel de aliada a vida, acaba tornando-se sua inimiga, apoiando a falta de uso de preservativos...
"Ao nascer, a criança infectada pode apresentar problemas muito sérios, entre eles: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou retardamento. A doença pode também levar à morte. Há ocorrências em que a criança nasce aparentemente normal e a sífilis se manifesta só mais tarde, após o segundo ano de vida. "
E este é o exemplo de apenas uma, das várias doenças sexualmente transmissíveis que não param de se alastrar silenciosamente...Se for se comentar sobre o HIV, então...
Quis falar um pouco sobre a sífilis, pois muitas vezes se tem a impressão que muitos já esqueceram de sua existência...
É claro que isto pode acontecer a qualquer um de nós, religioso ou ateu, homem ou mulher, pois somos todos iguais, até mesmo nas fraquezas...Mas o máximo que se puder fazer para tentar abrir os olhos de outro ser humano, enquanto for tempo, sempre será extremamente válido.
Retomando, a importância desta obra está justamente no fato de se apoiar na História.
É claro, também é sabido que a cada dia são feitas novas descobertas, que desmentem as anteriores..

Mas se compararmos o passado e o presente, no final, chegamos a conclusão que muitos assuntos explanados fazem sentido...
'
Neide

"A rotina do Vaticano, assim como dos mosteiros e outros retiros católicos, mostram os relatos históricos, não se escapava às normas da espécie e da natureza. Ou seja, os seus habitantes não conseguiram represar a gula, tornarem-se celibatários, cultivar as virtudes do Cristo em sua plenitude, cavar masmorras aos vícios, sustentarem-se numa pureza que tentavam impor aos outros e fazer crer aos incautos (ingênuos) que também vivenciavam."

"...o verdadeiro tesouro de Cristo não é material, e sim espiritual. E para gozá-lo, não há necessidade de vestes, nem de locais de cultos, nem de exterioridades, mas da sinceridade de propósitos. "Quando dois ou mais se reunirem em meu nome, lá estarei eu entre eles...""

"A desfiguração do Cristianismo pelos homens, os enganos, contradições e absurdos praticados pela Igreja e pelos Papas é o que esta obra de Maurice Lachatre tenta mostrar. O Olimpo dos deuses de sotaina (batina de padre) que encontramos no Vaticano é uma instituição humana como qualquer outra e por isso mesmo carrega todas as características e necessidades da espécie.
Altamente discutível e inadmissível em nossa época de tanta liberdade de consciência e pensamento é o instituto da infalibilidade papal. Se algum dia as autoridades vaticânicas descerem de seu pedestal e propuserem um retorno às origens do Cristianismo, a primeira atitude a ser tomada será a supressão desse dogma que agride a inteligência do homem. Nem o próprio Cristo arrogou-se de "infalível" e, nos momentos em que se sentiu fraquejar, recolheu-se em oração e pediu inspiração do Pai para não errar. A considerar-se o Papa infalível, como justificar todos os "deslizes" relatados por Lachatre nesta obra histórica e não de ficção?"
'
Trecho da apresentação, por Eduardo Carvalho Monteiro

Nenhum comentário: