"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Divulgação - Som Nosso de Cada Dia


Esta banda aqui eu fiquei conhecendo graças ao Lágrima Psicodélica, minha querida escolinha...
Por isso este post é dedicado ao meu amigo Johnny F.
'

Visitem esta página, está cheia de raridades nacionais!!



Todos estes links foram extraídos de lá:

(1974) Snegs

(1976) Sábado Domingo
'
(1975 - 1976) A Procura da Essência CD1

(1975 - 1976) A Procura da Essência CD2

Texto e entrevista extraídos de whiplash :


“Formado em 1970 com o nome Cabala, o brasileiro Som Nosso de Cada Dia lança um primeiro mítico álbum quatro anos depois, na mesma época dos inesquecíveis shows de abertura que fez para a turnê brasileira do Alice Cooper (um total de cinco shows, no Rio e em São Paulo, com cerca de 140 mil pessoal). Gravado em 1973, "Snegs" é um marco no progressivo nacional, apesar da produção pobre que prejudica a sonoridade das composições.
Com a saída de Manito, que entraria para o Mutantes depois do abandono de Arnaldo Baptista, O Som Nosso incorporaria à sua formação dois novos membros: Tuca (teclados) e o ex-Moto Perpétuo Egídio COnde )guitarra). Manito participaria ainda de alguns shows como músico convidado. Esse novo Som Nosso lançaria então, pela CBS, um, segundo LP com *a pedido da gravadora) uma linha mais funk. Apesar de conseguir algum sucesso com a concessão, a banda não passaria daquele ano.
"Snegs" seria relançado em CD, em 1993, pela Progressive Rock Worldwide. O grupo reuniu-se especialmente para gravar a bonus-track do CD, "O guarani", livre adaptação da composição de Carlos Gomes." (ERP)

Músicos:
Manito - sintetizadores, violino, flauta, sax e voz
Pedrinho - vocal
Pedrão - baixo
'
'
Entrevista com Pedro Baldanza, para ler na íntegra clique aqui:
'

WHIPLASH - Algumas fontes dizem que o embrião do SNCD, a banda Kabala, teria surgido em 1970, já na época contando com o trio Pedrão, Pedrinho e Manito, além de vários outros músicos, e que antes do Secos & Molhados já apareciam com os rostos pintados nos cartazes promocionais; porém outras afirmam que a tal banda só seria formada em 1973, portanto parece que está havendo um pequeno equívoco nas datas...

PB / Não, não... esta história é a seguinte: Manito, quando saiu dos Incríveis naquela época, acho eu que foi em 71, queria montar uma grande banda de baile, que tivesse metais, percussão, bailarinos etc. Quando eu fui lá na casa que ele tinha alugado e onde morava o Pedrinho batera, só tinha desta história uma pequena vontade e apenas um embrião que era Pedrinho, Manito e Zapata. Isto não durou muito tempo e logo estávamos ensaiando as canções que formariam o primeiro repertório do Som Nosso.Esta história de cara pintada é lenda. Haviam algumas fotos do Manito e do Zapata, ainda da formação dos Incríveis, onde eles apareciam com o rosto bastante maquiado, mas como alusão ao circo. Verdade seja dita: esta história de pintura nos rostos é uma invenção dos Secos & Molhados. O Bloco Cabala, como seria chamado, não durou mais do que alguns meses e nem sequer chegou a tocar em lugar nenhum a não ser em alguns ensaios no mocó.


WHIPLASH - Porquê tocar Rock Progressivo? Não teria sido mais natural enveredar pelo lado da MPB ou mesmo do Rock'n'Roll? A impressão que se têm é que a maioria dos músicos brasileiros da época eram mais afeitos a Yes e Genesis do que ao LED ZEPPELIN e Deep Purple, por exemplo...

PB / Na verdade a rapaziada que se ligou no Progressivo não tinha muito definida a fronteira entre os grupos estilos, etc, então gostava do mix de tudo isto e é claro cada um colocando sua pitada de criatividade. Quer dizer, bebia-se desde rock, Led a James Brown passando por Debussi e Carlos Gomes, entre outros.
'
WHIPLASH - Pois tenha certeza que o Whiplash sempre estará de portas abertas! E, para finalizar, o que você diria para um jovem músico que estivesse começando hoje?

PB / Estude, estude muito, faça da sua música o seu sacerdócio, entregue seu corpo e sua alma a serviço dela. Somente assim você merecerá conhecer o caminho que vai levá-lo não sei prá onde, porque eu ainda estou seguindo o meu com muito entusiasmo e não parei prá me perguntar aonde isso tudo está me levando. Eu só sei que é muito bom!
'
Vocês também vão encontrar um texto muito bom sobre a banda no Lágrima Psicodélica, nos arquivos de janeiro/2006 (mais precisamente em 09/01/2006)

Nenhum comentário: