"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Leadbelly

Este álbum para mim tem um significado muito especial...eu o ouvia muito quando a Sophia ainda era um serzinho bem pequenino, dentro da minha barriga.
Por quantas e quantas vezes, ao mesmo tempo em que eu ouvia alguns álbuns como este (além dos meus funkões, é claro), a sentia se mexendo...era uma delícia, pois parecia que ela estava curtindo a música junto comigo...
Leadbelly, como a maior parte dos grandes do blues, foi um ser humano extremamente sofrido e marginalizado...Para variar, seu real valor só foi reconhecido após sua morte.
Quando prestamos atenção à levada de faixas como “Good Morning Blues”, por exemplo, reconhecemos aqui a fonte de inspiração de vários dos grandes nomes do rock...

Portanto, eu o dedico à minha amada filha Sophia e a um amigo muito especial, grande apreciador de blues: o titio Miguel!!!

Não esqueçam, futuras mamães: esta Vida que está pulsando dentro do seu ventre, mais ou menos a partir do 5° mês de gestação, já pode ouvir...
Portanto, não deixe de compartilhar com seu filho esta música tão forte e magnífica, chamada Blues...

Neide



“Oi, tio Miguel e tia Márcia, eu não disse que a surpresa que a mamãe Neide ia fazer era boa?”


(caricatura retirada de Rabisqueira)

“O álbum Take This Hammer, de Huddie Leadbelly (1889-1949), faz parte da importante coleção When The Sun Goes Down - The Secret History of Rock & Roll, do selo BMG, que reúne antigos discos 78 rpm remasterizados, compondo um histórico dos ritmos que influenciaram o jazz e originaram o rock e o blues em seu formato atual.
As 26 gravações do álbum foram feitas em dois dias de junho de 1940, pelo selo Bluebird, da RCA Victor. São blues básicos, baladas e canções de trabalho feitas para serem cantadas e ouvidas por seus intérpretes e sua restrita audiência de negros do sul dos Estados Unidos. Era um período anterior a qualquer idéia de marketing fonográfico. Muitas delas são canções de presos, como a que dá título ao álbum, pontuada por uma batida que remete às marretas dos trabalhos forçados.
Também se misturam em suas músicas – que ele canta acompanhado por seu violão e pelo grupo vocal Golden Gate Jubilee Quartet – lembranças de canções de jogadores e de bordel e o boogie woogie dos pianistas errantes do início do século 20. Canções como a extraordinária Alabama Bound, com uma letra que carrega a temática do blues (“Oh não me deixe aqui/ Oh não me deixe aqui/ Mas de qualquer maneira se tiver de ir/ Deixe apenas um trocado para a cerveja”) e uma marcação ancestral de todo o rock, mostram porque Leadbelly seria marcante na música americana das décadas seguintes.”

Por Mauro Trindade, extraído de Bravo Online



“Grande parte da popularidade do blues entre a platéia branca se deve a Huddie Ledbetter, um sujeito nascido em 1889 na Louisiana e que o mundo conheceria apenas como Leadbelly. Aos 14 anos Leadbelly já dominava o violão com maestria, após ter passado boa parte da infância ouvindo blues, música folk e spirituals. Nessa época, o pequeno Leadbelly era freqüentador assíduo dos bordéis de Mooringsport onde, além de se divertir com a mulherada, assistia a performances de velhos bluesmen.
Nos primeiros anos do século XX, Leadbelly trocou o violão pelo instrumento que seria sua marca registrada, a viola de 12 cordas. Além deste instrumento, o músico também dominava o bandolim, acordeão, piano e gaita de boca. Em 1915 ele acompanha por um tempo o lendário Blind Lemon Jefferson, com quem aprende a técnica do slide guitar. Em 1917, Leadbelly se mete em uma confusão e acaba matando um cara com um tiro. Condenado a 30 anos de trabalhos forçados na prisão texana de Shaw State, ele se torna um dos presos mais populares do local devido a seus talentos musicais. Oito anos depois, a prisão recebe a visita do governador Pat Neff que, sensibilizado com as canções de Leadbelly, resolve conceder perdão ao músico.
Leadbelly volta a estrada, mas em 1930 é preso novamente e sentenciado a 30 anos de cadeia por tentativa de assassinato. Foi cumprindo pena na penitenciária agrícola da Louisiana que ele conheceu o pesquisador John Lomax, que viajava pelo sul dos Estados Unidos com seu filho Alan, coletando canções tradicionais para os arquivos da Biblioteca do Congresso. Leadbelly era tudo que os pesquisadores sonhavam encontrar, uma enciclopédia ambulante do tradicional cancioneiro popular americano. Com a ajuda de Lomax, Leadbelly é solto mais uma vez e passa a trabalhar como motorista para o pesquisador. Enquanto isso, o músico gravava em equipamentos semi-amadores o máximo de canções que ele conseguia. Lomax planejava transformar Leadbelly em uma estrela e, de quebra, ganhar rios de dinheiro. Para isso, o agora empresário passou a promover Leadbelly quase como uma atração circense. Aproveitando o fato de que Leadbelly havia passado algumas temporadas na cadeia, Lomax fazia o pupilo se vestir com roupas listradas de presidiário em suas apresentações e sessões de fotos. Outra artimanha de Lomax foi a de dar créditos a si mesmo como co-autor das canções escritas por Leadbelly.
Após romper com Lomax, Leadbelly se mudou para Nova York, onde conseguiu grande respeito entre a cena folk local, chegando a trabalhar até mesmo com Woody Guthrie. Nessa época, ele passou a enfatizar em suas letras aspectos sociais, como injustiça e racismo antecipando as temáticas que o gênero abordaria nos anos 50 e 60. Após uma série de problemas de saúde, Leadbelly morreu em 1949. Suas músicas continuaram a ser gravadas por gente como Beach Boys ("Cottonfields"), Led Zeppelin ("Gallows Pole", que Jimmy Page, marotamente, não creditou ao autor) e Nirvana (a arrepiante "Where Did You Sleep Last Night").”

Por Gabriel Rocha, extraído de
Gardenal


Leadbelly – Take this hammer

1. Pick A Bale Of Cotton
2. Alabama Bound
3. Yellow Gal
4. Midnight Special
5. Rock Island Line
6. Whoa Back, Buck
7. Good Morning Blues
8. Leavin' Blues
9. TB Blues
10. Red Cross Store Blues
11. Sail On Little Girl, Sail On
12. Roberta
13. Alberta
14. I'm On My Last Go Round
15. Grey Goose
16. Didn't Ol' John Cross The Water
17. Stewball
18. Take This Hammer
19. Can't You Line 'Em
20. Julianne Johnson
21. Ham An' Eggs
22. Easy Rider
23. New York City
24. Worried Blues
25. Don't You Love Your Daddy No More
26. You Can't Lose-A-Me Cholly

ou
.
AMANTES DO BLUES, NÃO DEIXEM DE ASSISTIR
ESTE EMOCIONANTE VÍDEO, RARÍSSIMO!!

Three Songs by Leadbelly 09:17 (1945)


Nenhum comentário: