"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Van Gogh – Cartas a Théo IV

Continuando...

Mas Cartas nos contam também de suas múltiplas alegrias. Alegrias das cores, da luz; alegria por finalmente instalar uma casa, a “casa dos amigos”, iluminada por uma decoração em que o dominante é a cor da pura afeição, o amarelo triunfal, alegria em ver chegar o primeiro dos amigos, Gauguin. Apenas uma destas cartas talvez deixe entrever a iminente catástrofe. A seguir a correspondência cessa bruscamente – para só reiniciar quinze dias mais tarde. É que, neste intervalo, estourou o drama. Na noite de Natal, Vincent lançou seu copo à cara de Gauguin. À noite, ele decepa um pedaço de sua orelha e leva-a, bem embalada, para o outro vértice deste amargo triângulo amoroso: uma prostituta do bordel que ele freqüentava. Vincent está louco.
Conduzem-no ao hospital (em Arles). E lá, entre duas crises, este homem surpreendente reencontra seu gênio, e pinta.
''
'
Pinturas correspondentes ao período em que estava internado em Arles

Óleo – Self-Portrait with Bandaged Ear (Arles, janeiro 1889)

Óleo – Starry Night Over the Rhone (setembro, 1888)

Óleo – Flowering Garden with Path (julho, 1888)

Óleo – The Sower (outubro,1888)

Óleo – Ward in the Hospital in Arles (abril de 1889)

Óleo – Portrait of Doctor Felix Rey (Arles, janeiro 1889)
''
A 7 de janeiro, ele retorna para casa. Mas lá, revê apenas sombras, primeiro a sua própria; a seguir, a do amigo que partiu. E a vida torna-se então dolorosa. Alucinações se sucedem, obcecam-no, aterrorizam-no. Ele é possuído pelo pior dos sofrimentos: a angústia. As Cartas tornam-se pungentes.
Perseguido em Arles por uma população que agora o teme e se assusta à sua vista, perseguido pela angústia da próxima crise, ele se decide, sob os insistentes conselhos de Théo e do pastor Salles, a entrar no asilo de Saint-Rémy.
''
Continua...
''
Ah sinto muito, as pinturas do período de Saint-Remy, mostrando internos em exercício no pátio e tudo mais merecem um capítulo especial, vou fechar este por aqui mesmo.
Há! Há! Há! É Neide, você está se empolgando muito com a história do nosso Van Gogh, as cartas mesmo vão chegar lá pela parte 500, desse jeito...
E agora, vamos a um pouco de Yo Miles!?''
''

Nenhum comentário: