"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sábado, 27 de setembro de 2008

Jerry Hahn

O guitarrista Jerry Hahn tornou-se um nome reconhecido nos anos 60 e 70 devido à sua real contribuição ao fusion emergente, permanecendo como um de seus mais apaixonados divulgadores ao longo de sua carreira. Nascido em Nebraska em 21/09/1940, e criado no Kansas, começou tocando violão aos 7 anos. Aos 11, tocava profissionalmente com Bobby Wiley Rhythmaires, aparecendo diariamente na primeira emissora de TV de Wichita, a KEDD. Aos 21 mudou-se para San Francisco (em 64), onde se uniu ao John Handy Quintet gravando 2 discos na Columbia Records, inclusive o aclamado pela crítica “Live at Monterey”.
Em 67, gravou seu primeiro disco, The Jerry Hahn Quintet, pela Arhoolie Records contando com Jack DeJohnette na bateria. Em 68 uniu-se ao Gary Burton Quartet, com Roy Haynes e Steve Swallow, gravando 3 álbuns e excursionando pelos EUA, Europa, Canadá e Japão. Então, em 70, formou o Jerry Hahn Brotherhood, tocando, excursionando e gravando pela Columbia Records. Em seu livro “The Jazz Book”, a autoridade em jazz Joachim Berendt (nascido na Alemanha) mencionou o Jerry Hahn Brotherhood “como sendo um dos pioneiros da integração rock-jazz”. Jerry também começou a escrever uma coluna mensal para a revista Guitar Player intitulada "Jerry Hahn's Guitar Seminar", a qual continuou por 5 anos. Começou então a trabalhar num projeto de livro + CD , Complete Jerry Hahn Method For Jazz Guitar, pela Mel Bay Publications.
Em 72 volta à Wichita/ Kansas, tornando-se um membro em tempo integral da Universidade Estadual de Wichita, onde estabelece o programa de graduação em jazz guitar. Em 1983 recebe o título de Doutor em Música pelo Berean Christian College, em Long Beach/CA.
Depois de 15 anos na Wichita State University muda-se para Portland/ Oregon, onde se uniu ao Bennie Wallace Quartet gravando e excursionando pelos EUA, Europa e Japão. A trilha sonora do filme “Homens Brancos não Sabem Enterrar” (White Men Can't Jump, EUA, 1992) tem a participação de Jerry tocando sua guitarra.

The Jerry Hahn Brotherhood – 1970
.
Artwork By [Art And Design], Photography - John Williams
Bass - Clyde Graves*
Drums - George Marsh
Engineer - Dave Brown* , Mark Friedman , Willy Greer
Guitar, Banjo - Jerry Hahn
Mixed By [Mixing Engineer] - Bruce Morgan
Organ, Piano, Harmonica - Mike Finnigan
Producer - Joe Gannon , Larry Sharp
Vocals - Jerry Hahn , Mike Finnigan

Tracks

1.Martha's Madman
2.Early Bird Cafe
3.One Man Woman
4.Ramblin'
5.Dippin' Snuff
6.Time's Caught Up With You
7.Thursday Thing
8.What I Gave Away
9.Comin' Down
10.Captain Bobby Stout

DOWNLOAD

Em 92 muda-se para Denver/ Colorado, onde, além de lecionar no Instituto de Arte, toca, excursiona e grava com Ginger Baker (baterista do “Cream”). Em 95, entra na Universidade Estadual de Portland e desenvolve o currículo para o programa de Jazz Guitar. Em 2004 retornou à cidade natal, Wichita/ Kansas, onde continua a tocar, gravar, excursionar e dirigir audições (clinics*) em universidades e escolas.

Jerry Hahn, um músico dedicado e inovador, é um dos favoritos de vários guitarristas da nova geração, que inclui Bill Frisell, Larry Coryell, John Abercrombie, Pat Metheny e Grant Geissman, os quais admitem abertamente sua influência.

*Nota: “clinics” é conceituado como “ uma reunião informal com um músico convidado, onde uma platéia pequena ou média formula perguntas ao músico sobre estilos ou técnicas, o qual poderá tocar demonstrando sua técnica”. (http://www.jerryhahn.com)

Tradução feita por Valdirene, minha amada incentivadora. Thanks sister!


Moses - Gravado no Fantasy Studios, Berkeley
8 a 11 de janeiro de 1973

Bass - Mel Graves
Drums - George Marsh
Engineer - Jim Stern
Organ, Synthesizer - Merl Saunders
Photography, Artwork By [Art Direction] - Tony Lane
Producer, Guitar - Jerry Hahn

Tracks:

1- Moses 04:25
2- Prime Time 03:27
3- Slick and Sharp 04:36
4- Blues Suite 05:54
5- Full Moon and Empty Arms 01:43
6- Sunshine Superman 04:47
7- Joy Spring 04:15
8- All Blues 04:31
9- Honey Suite 05:09

DOWNLOAD
.

2 comentários:

woody disse...

Tá vendo, todo mundo acha que eu sei de tudo, mas esse cara aí está me parecendo maior importante e eu não me lembro de ter ouvido. Bem... Nunca é tarde para descobrir novas coisas velhas!

Bjs,
WOODY

Neide disse...

Eu fiquei conhecendo por acaso...eu estava pesquisando algo que não lembro agora, quando alguém em algum lugar recomendou muito (credo, estou mais lesada que nunca...).

Bom, sei que curti o som do caboclo e coloquei aí pra galera baixar também...beijão!!