"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Michel Duveaux I


Breve introdução

Michel Duveaux nasceu em 15 de setembro de 1951, em Besançon, França.
Após ter iniciado seu aprendizado artístico na Beaux-Arts, em Lyon, deslocou-se à Bruxelas em 1974 para frequentar cursos de quadrinhos no ateliê de Claude Renarde (no Instituto Saint-Luc). Publica suas duas primeiras histórias na “Curiosity Magazine”. Após sua saída da escola em 1977, fez algumas das "Cartes Blanches", uma seção da revista “Spirou” elaborada por artistas sortidos. Além disso, também criou histórias curtas para a revista belga “Tintin".
.

Amostra do período na “Spirou”

Duveaux teve uma breve aparição em “L'Écho des Savanes”, de 1978. Neste mesmo ano cria "Les Chroniques Provinciales”para o “Fluide glacial”.
Paralelamente, participa em 1979 com 'Pierrot le Fou ", na “Circus”, além de colaborar também com as publicações “Pilote”, “Libération” e “À Suivre”. Em 1984, ele fez "Beyrouth", uma longa história sobre as hostilidades no Oriente-Médio, para a “Libération”.

“l’écho des savanes” # 37, no qual se encontra uma participação de Duveaux

“Circus” # 20 (01/10/1979), com a história “Pierrot le Fou”.
Nota: um dos autores de quadrinhos eróticos que publico bastante por aqui, o Georges Pichard, já colaborou muito na antiga com essa publicação também (a Circus).


“Beyrouth”, de 1984

Nos anos seguintes, seu trabalho aparece nas publicações “Ice Crim's” e “Métal Aventure”. Para estes últimos, ele criou "Messaline". Uma nova versão desta história foi publicada no “L'Écho des Savanes” sob o título " 'Les Fêtes du Palatin". Em 1987, ele produziu a história policial "Fugue” com o escritor Alain Demouzon. Fez "Le vice d'Omphale” para o “Bédé X”, direcionando um maior foco erótico em seu trabalho a partir de 1988.
.
“Metal Aventure” (publicação da Hurlant) # 4, de 01/03/1984,
com a história “Messaline”


Michel Duveaux também é ativo na indústria cinematográfica, tendo realizado seu primeiro grande filme,"Berthe de Joux ", em 1991.

Informações baseadas no que encontrei em Lambiek, quem curte quadrinhos acesse pois o dicionário dos caras é bem vasto...
.
Caligula (1993)
.








































.
Nota: esta adaptação para os quadrinhos tem forte influência, em determinados momentos da história, do filme homônimo de Tinto Brass. Ah você não conhece (carajo, duvido muito..rsss)? Aguarde o próximo post então!
.

Nenhum comentário: