"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

terça-feira, 10 de julho de 2007

Nick Cave II - The Bad Seeds


Hospedagem e Montagem: Neide

Texto: Whiplash

Comentários: Leonardo Vinhas

Logo após a dissolução do Birthday Party, Cave volta para Austrália e desaparece por uns tempos. Em 1984, Harvey consegue convencer Cave a sair do seu auto-exílio para formar mais uma banda, chamada de The Bad Seeds (nome tirado de um filme homônimo, de 1956). Estão na banda também: o guitarrista Blixa Bargeld, Barry Adamson (multinstrumentista, ex-Magazine, que apareceu no disco "Junkyard" do Birthday Party), Anita Lane (poetisa) e Hugo Pace (guitarrista).

1983


1984
'
Nesse mesmo ano, Cave muda-se para Los Angeles, juntamente com Mick Harvey. Nick se envolve com a produção de um filme, “Ghosts... Of The Civil Dead”, para o qual escreveu o roteiro e a trilha sonora. O filme foi dirigido por Evan English e John Hillcoat, e foi lançado apenas em 1988. Lançam o disco "From Her to Eternity" ainda em 1984, um álbum difícil que ainda guarda grande influência musical do Birthday Party. A faixa-título é uma das músicas que mais se destaca, além do cover de Elvis Presley, "In The Ghetto". As intensas e dramáticas interpretações de Cave começam a ficar famosas mundo a fora. Tracy Pew, ex-Birthday Party, participa da turnê australiana tocando baixo. No final do ano, Cave resolve se estabelecer definitivamente em Berlim, para escrever seu primeiro livro "And The Ass Saw The Angel", que seria lançado apenas em 1989.
'
1984
'

No ano seguinte, Nick reúne o Bad Seeds, já sem Anita Lane, para a gravação de um novo trabalho, "The First Born Is Dead", título vindo da fascinação de Nick Cave pelo “rei” Elvis Presley, principalmente em relação a um fato pouco conhecido de sua vida: Elvis tinha um irmão gêmeo, que morreu logo após o parto, e aí está o motivo do título (“O primeiro a nascer está morto”). O disco, fortemente inspirado no blues clássico, demonstra uma evolução sonora dos Bad Seeds, que deixa de ser uma mera continuação do Birthday Party para ser uma banda com características e idéias próprias, soando mais linear e “limpa” do que esta, mas sem deixar de lado sua faceta mais experimental. “Tupelo”, seu maior destaque, é inspirada em uma composição do bluesman John Lee Hooker, influência declarada de Cave, e narra o nascimento de Presley e seu irmão.
'
1985


Em 1986, já com o baterista Thomas Wydler (ex-Die Hault), lançam o álbum de covers "Kicking Against the Pricks", primeiro dos Bad Seeds a ser lançado no Brasil. A seleção de covers é bastante eclética e se destacam, "I’m Gonna Kill That Woman" (John Lee Hooker), "All Tomorrow’s Parties" (Velvet Underground) e "Hey Joe" (Jimmi Hendrix), que seria a última gravação do baixista Tracy Pew, que morreria de overdose de heroína pouco depois do lançamento do álbum.
'
1986


No mesmo ano, lançam "Your Funeral My Trial" outro título que faz referência a um blues famoso, agora de Sonny Boy Willianson. Esse álbum é considerado por Cave sua obra-prima. Originalmente foi lançado como um álbum duplo com discos de 45 rpm, que totalizava a duração de um disco comum. Ainda em 1986, mais mudanças no line-up da banda: Barry Adamson sai para a entrada de Kid Congo Powers (ex-Cramps, já havia participado de algumas turnês do Bad Seeds) e Roland Wolf entra para tocar teclado.
No ano seguinte, a banda aparece em um filme do diretor alemão Wim Wenders, chamado "Der Himmel über Berlin" ("Wings of Desire" nos EUA, "Asas do Desejo" no Brasil), tocando as músicas "The Carny", do disco “Your Funeral My Trial”, e "From Her to Eternity".

1987



From Her to Eternity (1984)

Formação: Nick Cave (voz), Mick Harvey (bateria), Blixa Bargeld (guitarra), Barry Adamson (baixo), Hugo Race (guitarra), Anita Lane (parceria em algumas letras e na "concepção"
do álbum).

“A estréia das "sementes más" não ajuda em nada a dirimir a fama de Cave como um artista sombrio. O disco é opressivo, pesado, sufocante. Musicalmente sombrio e obssessivo, com letras que passeiam por ambientes sórdidos em companhia de personagens não menos. O único refresco melódico é a cover de In The Ghetto, celebrizada por Elvis em sua fase crooner de Las Vegas - mesmo assim, ela versa sobre uma criança abandonada que se marginaliza e termina assassinada pela polícia. Não que não existam ótimos momentos: a claustrofóbica Cabin Fever, o épico sombrio Saint Huck e a aterrorizante recriação de Avalanche (Leonard Cohen) respondem pela qualidade do álbum, sem contudo facilitar sua audição. O CD traz como bônus a muito superior regravação da faixa-título feita em 1987 para o filme Asas do Desejo, de Wim Wenders.”

1 Avalanche (5:13) 2 Cabin Fever! (6:11) 3 Well of Misery (5:25)
4 From Her to Eternity (5:33) 5 In the Ghetto (4:06) 6 Moon Is in the Gutter (2:36)
7 Saint Huck (7:22) 8 Wings off Flies (4:06) 9 Box for Black Paul (9:42)
10 From Her to Eternity (1987) (4:35)

Download


The Firstborn Is Dead (1985)

Formação: Nick Cave (voz e gaita), Mick Harvey (baixo, piano e guitarra), Blixa Bargeld (guitarras), Barry Adamson (bateria e órgão).

“Longe do clima sinistro do anterior, mas ainda com toques mórbidos, esse é quase um álbum de blues, com fortes pitadas de rock'n'roll. Nunca a admiração de Cave pelos Stooges ficou tão clara em termos musicais, originando canções que se resumem a três ou quartos acordes atacados com fúrias e intensidades. Dessa receita, saem grandes faixas, como a violenta Train Long-Suffering e Tupelo (baseada na obssessão de Nick com a morte do irmão gêmeo de Elvis Presley logo no parto, relacionando o tema com tradições bíblicas). Nessas duas faixas debutam os vocais de apoio que mais tarde seriam marca registrada da banda. Dentre os blues quase ortodoxos, Black Crow King e Knockin' On Joe são boas amostras do que o álbum oferece. E ainda uma versão de Bob Dylan (Wanted Man) envolvida num crescendo pesado que nunca chega a explodir. “

1 Tupelo (7:17) 2 Say Goodbye to the Little Girl Tree (5:10) 3 Train Long-Suffering (3:49)
4 Black Crow King (5:05) 5 Knockin' on Joe (7:38) 6 Wanted Man (5:27)
7 Blind Lemon Jefferson (6:10) 8 Six Strings That Drew Blood (4:50)
9 Tupelo (Single Version) (5:01)

Download


Kicking Against the Pricks (1986)

Formação: Nick Cave (voz, órgão e piano), Mick Harvey (baixo, piano, violão, guitarra e bateria), Blixa Bargeld (guitarras), Barry Adamson (baixo), Thomas Wydler (bateria).

“Primeiro álbum a ser lançado no Brasil e também o primeiro a trazer o baterista alemão Thomas Wydler (da banda instrumental Die Haut), que ao lado de Harvey e Bargeld mantém se fiel aos Bad Seeds até hoje. Um disco de covers, alterna muitíssimo bem os climas, indo do baladão deslavado (By The Time I Get To Phoenix, de Johnny Rivers, e Something's Gotten Hold of My Heart, de Gene Pitney) a canções tradicionais americanas (Long Black Veil e Sleeping Annaleah), incluindo ainda doo-wop magistral (Jesus Met The Woman At The Well, dos Alabama Singers, sobre o encontro de Jesus Cristo com uma samaritana em um poço), blues nervoso (Ï'm Gonna Kill That Woman, de John Lee Hooker, bem popular em São Paulo na época) e recriações inusitadas e perfeitas para All Tomorrow's Parties (Velvet Underground) e Hey Joe (aquela). A versão em CD acrescentou duas canções ao tracking list original do vinil: Black Betty (de Leadbelly) e Running Scared (Roy Orbison)”

Observação: ÓTIMO, ÓTIMO, ÓTIMO!!!!!!!!

1 Muddy Water (5:15) 2 I'm Gonna Kill That Woman (3:44) 3 Sleeping Annaleah (3:18)
4 Long Black Veil (3:46) 5 Hey Joe (3:56) 6 Singer (3:09)
7 Black Betty (2:33) 8 Running Scared (2:07) 9 All Tomorrow's Parties (5:52)
10 By the Time I Get to Phoenix (3:39) 11 Hammer Song (3:50)
12 Something's Gotten Hold of My Heart (3:44) 13 Jesus Met the Woman at the Well (2:00)
14 Carnival Is Over

Download


YOUR FUNERAL... MY TRIAL (1986)

Formação: Nick Cave (voz, órgão, gaita e piano), Mick Harvey (baixo, guitarra e xilofone), Blixa Bargeld (guitarras), Thomas Wydler (bateria).
'
“Um dos álbuns preferidos de Nick Cave, lançado originalmente como vinil duplo de 45 rpm. Aparentemente um disco muito sombrio, apesar do humor sarcástico e da melodia "pra cima" de Sad Waters. Procurando, percebe-se mais. Segue com o rock'n'roll furioso de The First Born Is Dead nas fortes Jack's Shadow, Scum e Hard On For Love, mas também investe em temas mais fúnebres e perversos - a contraposição de imagens de Santa Verônica e o Santo Sudário com uma prostituta dá uma idéia do que se apresenta lírica e musicalmente nessa obra. A faixa-título e Stranger Than Kindness são deleite para quem cultiva o baixo astral. Em resumo: as três facetas mais freqüentes de Nick Cave And The Bad Seeds - o rock furioso, o blues descarnado e as baladas funestas - separadas em nove fortes canções.
É neste álbum que está o épico marcial The Carny.”.

1 Your Funeral, My Trial (3:57) 2 Stranger Than Kindness (4:47)
3 Jacks Shadow (5:43) 4 Carny (8:02) 5 She Fell Away (4:33)
6 Hard on for Love (5:21) 7 Sad Waters (5:02) 8 Long Time Man (5:48)
9 Scum (2:53)




Nenhum comentário: