"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Kripta

Hospedagem e Montagem: Neide

Mérito dos Scans: Rapadura do Eudes

Adaptação do texto encontrado em
http://members.tripod.com/hqcia/novidades.htm

Lá vocês encontrarão o Guia da Kripta, com a relação
dos números e respectivas histórias
'
'
Querido Miguel, desculpe pelo atraso,
preparei este mini-post em sua homenagem
com 3 números que encontrei,
espero que você goste.
Os arquivos originais estavam divididos em quase 10 partes,
pra facilitar resolvi unir e renovar as hospedagens.
Por favor, conto com seus comentários para devidas correções.

Um grande abraço da Dona Neida!!
'
Publicado pela RGE (Rio Gráfica Editora) a partir de setembro de 1976, talvez a melhor revista de terror e fantasia de todos os tempos: KRIPTA. Suas estórias tinham como origem, principalmente a revista EERIE da norte-americana Warren Publishing Co.. Com ótimos roteiros e desenhos detalhadíssimos em preto e branco de grandes desenhistas, hoje consagrados, como Rich Corben (a maior estrela americana da revista Heavy Metal, ao lado dos franceses Moebius e Druillett ), Berni Wrightson (Monstro do Pântano), José Ortiz (tem estórias até hoje na Heavy Metal), Howard Chaykin (American Flagg), Frank Miller (O Cavaleiro das Trevas/Sincity), Neal Adams (Marvel), Esteban Maroto, Walter Simonson (Thor), Steve Bissette (Montro do Pântano), George Pérez (Mulher Maravilha, Novos Titãs), Val Mayerik, Alex Niño, Alfredo Alcala (Conan), Leopold Sanchez, Paul Neary, Tom Sutton, Paul Gulacy (Predador vs. Batman), Jim Starlin (Dreadstar), Gonzalo Mayo, Luis Bermejo, Ramon Torrents, Vicente Alcazar, ao lado de “veteranos” consagradíssimos como Wallace Wood, Al Williamson, Alex Toth, Jim Steranko, John Severin, Leo Durañona e outros. Alguns roteiristas: Doug Moench (Marvel), Archie Goodwin (Marvel), Al Milgrom (Homem-Aranha), Don McGregor (Sabre), Roger McKenzie, Bruce Jones, Roger Stern, Nicola Cuti, Bill Dubay, Budd Lewis, Steve Skeates, Dave Sims.
Teve três formatos: o inicial e melhor (24,5 x 17 cm), um pouco menor que o dos comics americanos durou até o nº 26, valorizando os detalhes dos desenhos e diagramação, quando foi diminuído para uma variação do nosso grande conhecido, o formatinho, apenas com uma altura um pouco maior e em seguida, adotou o formatinho propriamente dito. Coisas do nosso mercado econômico... Seu último número foi o de nº 60, em junho de 1981.

Última Kripta, edição# 60
'
No rastro do sucesso da Kripta, a RGE lançou outros títulos, mas que infelizmente não tiveram o mesmo êxito, como Shock (também com estórias da Warren Publishing Co.), lançada em setembro de 1977; Fetiche (com estórias da Charlton Comics), lançada em janeiro de 1979; e 3ª Geração (com material da Marvel), lançada em julho de 1981.
'
3ª Geração de Kripta nº 1

A maioria das capas foi desenhada pelos brasileiros Walmir Amaral de Oliveira e José Evaldo.
Em grande parte as estórias saíam em séries, embora cada uma tivesse uma conclusão no próprio número. A ambientação era extremamente variada: das complexidades das viagens no tempo de “Rook, o homem que o tempo esqueceu” (que aliás devem ter inspirado a trilogia “De Volta para o Futuro”...), o velho e selvagem oeste, onde até mesmo demônios podiam ser controlados para fins próprios naquelas terras sem lei como em “Os Demônios de Jeremiah Cold” e “Coffin”, um branco condenado à vida eterna, perambulando pelos desertos dos índios norte-americanos. Muitos clássicos literários com a temática do horror foram adaptados, como “O Vale da Três Colinas” de Nathaniel Hawthorne, “Ar Frio” de H.P. Lovecraft (adaptada por Berni Wrightson) e algumas obras de Edgar Alan Poe (que ganhou uma publicação especial de 68 páginas em 1980, com a compilação dessas estórias como “A Máscara da Morte Rubra”, magistralmente desenhada por Rich Corben, “Os Crimes da Rua Morgue”, “O Retrato Oval”, “O Barril de Amontilado”, entre outros). '


Muitas são consideradas verdadeiras obras-primas da arte seqüencial como a série “O Apocalipse” em quatro capítulos, cada qual com o nome de um dos cavaleiros (A Guerra, A Peste, A Fome, A Morte), ou ainda, “A Noite dos Dementes”, uma jornada de pesadelo pela Londres do período pré-industrial com suas multidões de desempregados e sem-rumo.


Algumas estórias solo também são memoráveis como “Lilith”, sobre a primeira mulher criada para ser esposa de Adão.

Edição #3, com a história sobre Lilith
'
É também em suas páginas que é apresentada para os brasileiros, pela primeira vez, Vampirella, no nº 35.
Suas grandes sagas, que se estendiam por vários e vários números, eram desenhadas por ilustres quadrinhistas.


Edição #35

Kripta Especial (1980)

Para exemplificar apenas algumas, temos a história da Múmia, escrita por Steve Skeates e ilustrada por Jaime Brocal. Uma curiosidade: quando esta história foi publicada, a RGE ainda não possuía a última parte da história, que quase foi cancelada pela censura americana...quando a história foi finalmente liberada (em Kripta 36), havia uma chamada na capa: “Liberado o último capítulo da Múmia!”.
Também a saga de “Moonshadow” (personagem que jamais falhava, história de Bob Toomey, com a maravilhosa arte de José Ortiz.) ultrapassou bons números da revista.. Havia também a história do assassino que adorava empurrar suas vítimas para baixo das rodas do metrô, uma saga chamada “Ponto de Ebulição”, escrita por Bruce Jones e desenhada por Leopold Sanches.

Enfim, um grande marco na história dos quadrinhos, que deixou muita saudade em todos os seus leitores!!
'



Edição nº1 - Setembro 1976



Edição nº 5 – Dezembro 1976



Edição nº 7 – fevereiro 1977

7 comentários:

Gerald disse...

Neide, onde vc foi encontrar Kripta! Menina, vc não está pra brincadeira. Olha, era garoto e achava o máximo. Agora a arte em P&B é insuperável. Putz, que presentaço. Grande post mais uma vez. Adorei.

Neide disse...

O Miguel não estava conseguindo achar, daí me pediu, quem scaneou foi o Eudes...são maravilhosas não é, o Fernando era fanático, até hoje ele choraminga quando lembra que fez a besteira DE TROCAR UMA COLEÇÃO COMPLETA DA KRIPTA POR OUTRAS REVISTAS!! Ele me fala que na época era muito comum o pessoal adquirir números e na sequência fazer trocas, pois todo mundo estava duro, e não tinha grana para ficar comprando de acordo com o que saía na banca, nem passava pela cabeça deles que as revistas se transformariam em verdadeiras raridades.
Eu bem sei o que é isso, quantas vezes não fiz rolo nos sebos de livros e cds, esse lance de baixar (download) eu comecei a fazer há bem pouco tempo...A molecadinha de agora não deve saber o que é isso, andar dezenas de quadras, de banca em banca, para conseguir alguma edição, livros, discos e tal...
É, as coisas pra gente não eram fáceis mesmo...

Um abraço querido Gerald, fique atento que logo logo vou postar mais uma trilha blaxploitation!

Anônimo disse...

Il,Il,Il, cadê as minhas cartelas duplas de Isordil!!! Ar,ar,ar,aaaarrrr,tô com falta de aaaarrrrr...!
Quequéisso,Dona "Neida!!! Tá querendo antecipar o meu check-up??? EMOCIONANTE poder relembrar a minha revista de terro preferida!!!
Mas,porém,contudo e todavia...Vou preparar algo para você postar por aqui em retribuição,ok?
Beijos e muito obrigado por proporcionar-me uma breve volta à minha adolescência. Miguel

Anônimo disse...

PQP!

(...)de terro??? Pô,malandragem! Dá um tempo animal!!!

De terror!!! Cacete...

Um abraço Dona "Neida",seu ghostwritter...Hehehehehehe...

Neide disse...

Menino, se você não fala eu nem tinha percebido...aff, eu tenho até medo de revisar o que escrevo com detalhes...ia ser traumatizante...hahahahahahaha

Beijos da Dona Neida

Anônimo disse...

Incríveis essas kriptas; eu quando moleque deliciava-me com essa revista que é um clássico do gênero, com artistas e roteiros excepcionais. Pra quem como eu, que estou na casa dos quarenta...velhos e bons tempos! Parabéns aos responsáveis pela postagem.

Anônimo disse...

Muito legais esses posts! Eu era fã da Kripta e, como muitas pessoas, acabei me desfazendo delas. Algumas histórias são verdadeiras obras de arte em matéria de roteiro e ilustração, como as desenhadas pelos mestres José Ortiz e Rick Corben. Valeu mesmo pelas revistas escaneadas, infelizmente só consegui baixar a de 1977 - os outros arquivos estão com problema, acho. Abs! Marcelo