"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sábado, 8 de setembro de 2007

Ñande Reko Arandu – Memoria Viva Guarani

Meus agradecimentos ao Godot, pela colaboração com este álbum...
Há algum tempo, postei uma compilação de músicas xamânicas que possuía uma ou duas faixas deste disco...Agora está na íntegra.
.

01. Nhanerãmoi'i Karai Poty
02. Gwyrá Mi
03. Mãduvi'ju'i
04. Xekyvy'i
05. Nhanderuvixa Tenondei
06. Nhamandu
07. Mamo Tetã Guireju
08. Oreru Orembo'e Katu
09. Oreyvy Peraa Va'ekue
10. Xondaro'i
11. Pave Jajerojy
12. Nhamandu Miri
13. Ka'aguy Nhanderu Ojapo Va'ekue
14. Oreru Nhamandú Tupã
15. Xondaro


“As músicas são cantadas por grupos de crianças de quatro aldeias Guarani: Sapucai, na cidade de Angra dos Reis; Rio Silveira, em São Sebastião; Morro da Saudade, na cidade de São Paulo e Jaexaá Porã, em Ubatuba. As gravações foram realizadas na aldeia Jaexaá Porã.
Todas as músicas têm por tema a espiritualidade. Os índios Guarani contam que as crianças são puras e seu Deus, Nosso Pai Nhanderu, envia esses cantos diretamente a elas.”


3 comentários:

José? disse...

Apaixonantemente brasileiro!

salvou!

Itapy'a disse...

Eu tenho esse álbum, é muito bonito! A música nativa tem a harmonia e a graça da alma indígena! Quem me dera poder cantar com eles...
Quero agradecer aos guaranis por essa oportunidade de conhecer suas músicas, mas como não sei sua língua, vou arriscar em tupi, outra língua (morta, ainda!) deixada por nossos ancestrais:
Ixé a-s-aûsub-eté! Tupã pe resé!! (Eu amei-as muito! Deus esteja com vocês!!)

Anônimo disse...

Buenas, dona Neide! Vim te agradecer, muito, por isto! Ficou tão bonito o post, que espero que possas me perdoar por copiá-lo lá no nosso Fórum...

http://agoraerock.forumeiros.com/albuns-f47/projeto-memoria-viva-guarani-t257.htm#418

...estás convidada à dar tua aprovação... ou não! Hehehe... tudo de bom p'ra ti!!! Gracias!