"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Estranhas, por Marianna Peçanha

Post dedicado ao amigo Sara Evil, o qual participa deste ótimo trabalho com letra e voz! Espero ter o prazer de aprender muitas coisas com você ainda!

Marianna Peçanha é bailarina clássica da companhia “O Isso”, coreógrafa e psicóloga clínica com formação em Terapia Reichiana e Psicodrama, desenvolvendo pesquisas de articulação entre a dança e a psicanálise.
Segundo ela, o espetáculo fala do corpo "como lugar do estranhamento", tema que é sugerido pela trilha sonora, pela iluminação e pelo cenário da peça. "A trilha é compostas com instrumentos tradicionais e timbres eletrônicos, subvertendo a métrica da música convencional, e a iluminação foi concebida para evocar estados emocionais através das cores", define.
ESTRANHAS é um solo de Dança Contemporânea que aborda a sensação de estranhamento provocada por algo suspeitamente intimo ou estranhamente familiar.
Inspirado pelo texto de Freud, "O Estranho" (1919) , o espetáculo gira em torno da construção e desconstrução do corpo, diante das relações com outros corpos, objetos e com suas próprias entranhas. Daí, Estranhas.
Nesta apresentação, a dança dialoga com o cinema que usado como recurso coreográfico, reforça a idéia de realidade subjetiva - ao mesmo tempo em que a distorce - e junto com a construção das imagens, têm como referência o expressionismo alemão.
ESTRANHAS é o segundo trabalho de uma pesquisa que busca estabelecer conexões entre Psicologia, Filosofia e Arte (Dança). Os resultados desse estudo são produções teóricas e/ou artísticas.



































Direção Geral/Coreografia/ Bailarina - Marianna Peçanha
Direção e edição de vídeo: Christian Schumacher (Absurdo Cinema)
Trilha sonora: José Felipe Ferreira
Letra e Voz em "Ísis": Sara Evil
Cenografia: Marianna Peçanha e Christian Schumacher
Iluminação: Pablo Rodrigues
Figurino: Anna Secco

..

Nenhum comentário: