"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Hermes Aquino

Hermes Aquino e Mr. Lee

Hermes Aquino, nasceu em 21/5/1949, no Rio Grande .Cantor e compositor e publicitário, um de seus maiores êxitos foi a canção "Nuvem Passageira", lançada em 1977. Fez tanto sucesso que muitos costumam pensar que sua carreira resume-se somente a ela. Na verdade, ele tem outros sucessos, embora de menor porte, como "Desencontro de Primavera" (1977) e "Santa Maria" (1978). Sua carreira já vinha de dez anos antes, inclusive como raro representante gaúcho do tropicalismo, traçando o que viesse, do blues rock à guarânia. Em sua fase tropicalista, nos anos 60, foi pra Sampa e orbitou em torno dos poetas concretistas, junto com sua prima Laís Marques e com Carlinhos Hartlieb, fechando parcerias com Tom Zé e o grupo O Bando.
"Você Gosta?", parceria sua com Tom, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969, e "Planador", parceria com sua prima Laís Marques, está nos únicos álbuns do Liverpool e do grupo carioca Os Brazões. Além disso, "Sala de Espera", parceria também com Laís (e defendida por esta no Quarto Festival Internacional da Canção, em 1969), foi regravada pelo grupo O Bando. O primeiro sucesso de Hermes como intérprete foi "Flash", outra parceria com Laís, e com que participou do mesmo Quarto Festival Internacional da Canção. Morou em SP da segunda metade dos 60 até o inicio dos 70, voltando depois para o Sul, onde foi um dos principais nomes dos shows do Mr. Lee. Em face desta visibilidade, gravou pelo selo Tapecar as músicas Nuvem Passageira e Matchu Pitchu, sendo que a primeira foi trilha da novela Casarão, primeiro lugar nas paradas de sucesso nacionais.Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, Desencontro de Primavera, em 1977 (pelo selo Tapecar) No ano seguinte, mudou-se para a gravadora Capitol, que lançou seu segundo LP, Santa Maria. Mas Hermes desentendeu-se com a gravadora a ponto de voltar a seu Estado natal, onde vive até hoje, como produtor de jingles.
Algumas músicas do artista que foram trilhas de novelas:

- Nuvem Passageira (“O Casarão")
- Longas Conversas ("Te Contei?")
- Santa Maria ("A Sucessora)
- Chuvas De Verão (“Marron Glacê”) e Senhorita (“Pecado Rasgado”)
..
..
Dedicado aos amigos Johnny F., Michel e Abaddon...
obrigada por tudo!
..
..
Desencontro de Primavera (1977)
..
01-Desencontro de Primavera
02-Cuidado
03-Pedras no meu Caminho
04-Longas Conversas
05-Cavaleiro do Sul
06-2010
07-Eu Quero Ser teu Rei
08-Coracao
09-Guantanamo
10-Bola Louca e Colorida
11-Nuvem Passageira
12-Prenda Minha_Negrinho do Pastoreio_Balaio_Meu Boi Barroso
13-Matcchu Picchu

Baixar Desencontro


Santa Maria (1978)

01 - Chuva De Verão
02 - Casa Nova
03 - Senhorita
04 - Santa Maria
05 - Gira Gira
06 - Canto De Sereia
07 - Aeromoça
08 - Lei Da Natureza
09 - Carinhos E Segredos
10 - Teu Corpo Na Areia
11 - Sem Comentários
12 - Quem

Baixar Santa Maria

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois esta pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo
Sou um castelo de areia na beira do mar

A lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber do que fazer, vou me matar
Eu vou deixar um dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar


Fonte dos álbuns:

Fonte das informações:


Acima, Hermes Aquino nos dias de hoje...puxa, pensei que não ia conseguir uma imagem atual, de tanto que procurei...
Quem for do Rio Grande do Sul (e mesmo quem não for também...rss), não deixe de visitar o blog do Emílio Pacheco, lá ele conta muitas histórias dos 70...

Nenhum comentário: