"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." ( Friedrich Nietzsche )

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Aktuala


Som maravilhoso que descobri hoje, com forte e marcante presença de elementos orientais + jazz, uma das fusões que mais amo.
Se você está num terrível momento da sua vida irmão, onde a tristeza se torna tão forte que mal te deixa respirar, deite-se, deixe rolar esse álbum (ou outro que vc goste, que seja...)...e relaxe...entregue-se totalmente, esqueça por alguns mágicos momentos todas as filha-da-putices com as quais vc infelizmente precisa conviver...imagine que as notas executadas pelos músicos estão penetrando no seu corpo, se fundindo às venenosas toxinas depressivas, e saindo com a expiração, te purificando...pode não curar por completo algumas vezes, mas certamente removerá algumas toneladas de pesar do seu coração. A música, em termos universais, tem um poder curativo muito mais profundo e eficaz que qualquer psicotrópico...

Paz profunda à todos da casa.



Introdução

Eis uma banda que nada soa como uma sonoridade peninsular típica italiana. Como características que remetem à música étnica árabe e maghreb no norte africano, escalas exóticas, música de antiguidade, mesclados a elementos de freejazz, psicodelismo, experimentalismo avantgarde, e instrumentação não usual -- incluindo bouzuki, balalaika, maracas, tamburim, oboé, saxofone, flauta --; Aktuala efetivamente soa extremamente distante de um típico progressivo italiano. Excetuando-se as injeções de freejazz, notam-se pouquíssimos resquícios de cultura ocidental.
Há que ressaltar-se algo que considero uma qualidade bastante peculiar e importante, de que Aktuala apresenta-se como uma banda assaz original, com uma prerrogativa de contracultura, e que absolutamente não soa italiana de todo, ou mesmo parcialmente. É mais fácil associá-la ao krautrock, à cosmiche musique, obras como Malesch, dos Agitation Free, Third Ear Band, Ravi Shankar ou aos Shakti de John McLaughlin, do que a qualquer banda italiana conhecida.

Breve relato biográfico

A formação da banda deu-se por volta de 1972, em Milão, com núcleo em Walter Maioli e o saxofonista Daniele Cavallanti. Com os percussionistas Laura Maioli, Lino Vaccina e o guitarrista Antonio Cerantola, a banda então obtém um contrato junto ao selo Bla-Bla, lançando em 1973 um disco homônimo -- há muito fora de catálogo. Com músicos extremamente competentes, trata-se de uma 'senhora banda'.

Ao lado, instrumentos usados pela banda

Diferentemente de teatros ou lugares usuais de concerto, a banda preferia aparições sempre em lugares públicos e inusitados. Em 1974, com o álbum La Terra, há registro de uma aclamada apresentação no Teatro Uomo, em Milão. Há neste momento algumas mudanças na formação, com as saídas de Laura Maioli e Vaccina, sendo substituídos pelo percussionista turco Trilok Gurtu. A banda radica-se então no Marrocos, gravando neste mesmo país, em 1975, o derradeiro disco, Tapetto volante, lençado no ano seguinte e creditado como um estilo direcionado à world music. Após o final da banda, Maioli continou seus experimentos em world music.

Aktuala, O disco

Aktuala traz neste trabalho um disco intenso, de excelência percussiva raramente obtida, capaz de criar climas de um trance tribal obsedante, ou em momentos de extrema introspecção, ao qual as músicas parecem adquirir propenso caráter nirvânico, onírico, de sublimação, uma sonoridade instintiva, primal, naturalista.
Trata-se, a meu juízo, de uma das melhores e mais criativas bandas italianas que já ouvi, entre as poucas que continuam a impressonar-me até hoje, quiçá um óasis em meio ao marasmo d'um panorama cerceado por tanto romantismo e melodrama na bela canzona italiana. Aktuala passará muito longe de uma música acessível, trata-se de um belo exemplo de música genuinamente criativa, bem executada. Sob a luz desta égide, Aktuala deixa um importante legado, como um fenômeno ímpar e genial ao progressivo transalpino.


Aktuala (1973)


Músicos:

Walter Maioli - flauta, harmonica, oboe, bouzuki, balalaika
Daniele Cavallanti – saxofone
Antonio Cerantola - guitarra acústica
Lino "Capra" Vaccina – percussão
Laura Maioli - percussão.

Faixas:

1. When The Light Began
2. Mammoth r.c.
3. Altamira
4. Sarah' Ngweha
5. Alef's Dance
6. Dejanira

Relaxar Aqui

.

2 comentários:

woody disse...

Pô! Tá postando um monte heim!
Gostei do Marie-Gabrielle de Saint-Eutrope Tomo I.

Olha só, recebi essa mensagem do Pirata: "Oi, estou querendo marcar um encontro dos blogueiros amigos de São Paulo e proximidades para o dia 13/09, um sábado. O horário pode ser entre 11:00 e 12:00. O local seria na Galeria do Rock em frente a Baratos Afins, que é um lugar que todo mundo conhece. Nós nos encontramos lá e daí podemos ir para um bar ou restaurante e tomar umas, bater papo, enfim nos conhecermos. Se você conhecer alguém que queira ir é só convidar. Se estiver afim de ir me manda um e-mail avisando.
blogpiratadorock@gmail.com"

Como o único blogueiro de Sampa (ou quase isso) que eu conheço é vc, estou te passando a mensagem. Tô pensando em aparecer se vc for ia ser legal!

Neide disse...

Puxa vida Woody...um encontro de blogueiros ao estilo romano? Que dez!!!!!

Hahahaha,a gente conversa sobre isso até lá, beijos!

Neide