Desta vez, como estou com muito gosto e ânimo para postar nos últimos dias, resolvi dar uma adaptadinha em umas resenhas que encontrei em “ingreis”...bom, eu misturo tudo, resenhas, com o que leio por aí, com vivências/andanças/impressões, com nostalgia.. enfim, é uma resenha “fusion” ..hahaha
Eu realmente sinto um enorme tesão emocional por esse estilo, e me traz grande prazer compartilhar com todos este belíssimo topázio!!
Em resumo, este é um álbum repleto de espiritualidade, “afro-centric” jazz e funk psicodélico. Uma maravilhosa profusão de vozes e instrumentos, numa atmosfera forte, densa e hipnótica....
O Afrocentrismo seria um movimento cultural e politico que promove a idéia de que os afro-americanos e todos os negros de outros países descendentes da África devem defender os valores tradicionais africanos. Também reinvindica créditos por todas as contribuições negadas à África na Historia do Mundo.
Temos “Umoja” com suas invocações a Obatala, Yemaya e à outras divindades da religião Yoruba / Santeria, em tradicional estilo africano nasal, “Body Sounds” com sua enigmática percussão...esta faixa me lembra vários textos que recebo lá no grupo de Xamanismo, onde o pessoal estuda a influência dos toques dos tambores em relação aos batimentos cardíacos e consequentemente à estados de transe...eu considero este álbum um profundo trabalho de ligação às nossas energias mais profundas, às nossas energias primais...ao mesmo tempo, mantendo sempre uma bela linha de suavidade e encantamento mágico.
“Cabral” contém um belíííssimo desempenho vocal de Jean Carn...nossa, essa faixa é pura viagem...não sei o porquê, ela me faz reviver aquela época de São Thomé das Letras com aqueles visuais lindos no alto do morro, as lojinhas cheias de pedras místicas e todas aquelas histórias extra-sensoriais que a turma nativa de lá contava...não sei, essa música lembra umas fontes com água bem cristalina e vento do fim-da-tarde com o céu laranja-azulado...juro que não tomei nada antes de escrever isso aí ..hahahahaha
“Sais” é iniciada por um clarinete baixo solo e a penetrante narrativa do poeta senegalês Mustapha. Ele explica a história do “Misterioso Sistema de Sais”, escola egípcia de ensino superior a partir da qual foram desenvolvidas a filosofia grega e ocidental . É seguido de densa percussão e múltiplas vozes em maravilhosa e caótica profusão (Jean Carn, Dee Dee Bridgewater, Tawatha Agee). Após o ataque dos outros instrumentos, o retorno à poesia...lindo, lindo, eu sou suspeita em dizer isso já que amo trabalhos assim...
Em “Yebo”, a marcante presença de outros três músicos que também atuaram com Miles Davis em 74 além de Mtume, Pete Cosey, Michael Henderson e Al Foster.
Ah! Lembrando também que Tawatha Agee e sua sobrenatural voz aparecem pela primeira vez neste álbum, acompanhando depois Mtume e a banda até meados dos anos oitenta.
Bem, é isso aí...eu não sou muito boa pra escrever resenhas como tentei fazer agora, mas tenha certeza que coloco todo o coração no trabalho, amigo...
Não deixem de apreciar essa magnífica e solar fusão de vozes e instrumentos...tenham a certeza de que estarão baixando algo de incrível beleza e sentimento...
Neide
Rebirth Cycle (Released em 1977, recorded in 1974)
..
A1 Sais (Intro) (2:22)
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Cello - Diedre Johnson
Clarinet - John Stubblefield
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Saxophone [Soprano] - Azar Lawrence , Jimmy Heath
Violin - Leroy Jenkins
Vocals - Dee Dee Bridgewater , Jean Carne*
Voice [Poet] - Muktar Mustapha
A2 Sais (20:39)
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Cello - Diedre Johnson
Clarinet - John Stubblefield
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Saxophone [Soprano] - Azar Lawrence , Jimmy Heath
Violin - Leroy Jenkins
Vocals - Dee Dee Bridgewater , Jean Carne*
Voice [Poet] - Muktar Mustapha
B1 Yebo (6:07)
Bass - Michael Henderson
Drums - Al Foster
Electric Piano - Bayeté (2)
Guitar - Pete Cosey
Piano - Mtume*
Vocals - Tawatha
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Cello - Diedre Johnson
Clarinet - John Stubblefield
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Saxophone [Soprano] - Azar Lawrence , Jimmy Heath
Violin - Leroy Jenkins
Vocals - Dee Dee Bridgewater , Jean Carne*
Voice [Poet] - Muktar Mustapha
A2 Sais (20:39)
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Cello - Diedre Johnson
Clarinet - John Stubblefield
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Saxophone [Soprano] - Azar Lawrence , Jimmy Heath
Violin - Leroy Jenkins
Vocals - Dee Dee Bridgewater , Jean Carne*
Voice [Poet] - Muktar Mustapha
B1 Yebo (6:07)
Bass - Michael Henderson
Drums - Al Foster
Electric Piano - Bayeté (2)
Guitar - Pete Cosey
Piano - Mtume*
Vocals - Tawatha
B2 Cabral (4:29)
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Brass [Reeds] - Azar Lawrence , Jimmy Heath , John Stubblefield
Cello - Diedre Johnson
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Violin - Leroy Jenkins
B3 Body Sounds (3:42)
Congas - Mtume*
B4 Umoja (6:41)
Bass - Buster Williams , Cecil McBee
Brass [Reeds] - Azar Lawrence , Jimmy Heath , John Stubblefield
Cello - Diedre Johnson
Drums - Andrei Strobert , Billy Hart
Guitar - Reggie Lucas
Piano - Stanley Cowell
Violin - Leroy Jenkins
Vocals - Carol Robinson , Jean Carne* , Onika (2) , Shirley Jenkins , Tawatha
Download
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário