“The National Jazz and Blues Festivals of the middle to late sixties were important musical events because they showcased the best of the British rock, jazz and pop bands of the time. Many bands got their big breaks at these festivals, if you performed well, receiving audience acclaim could lead to residencies at the prestigious Marquee club . Some artists even got recording contracts out of their appearances .
However, by this time, the National Jazz and Blues Festival fortunes were beginning to wane. It could no longer be said to be the most prestigious , or largest Festival in the UK summer calendar . In 1970 there was massive competition for the festival punters pound from the mega festivals at Bath and the Isle Of Wight . The international line-up of both these giants dwarfed the line-up of UK bands that the National Jazz Federation promoters had signed up and consequently there was a fairly low turn out for this festival . Barely 12,000 for the Friday concert , although I don't know the exact figures for the entire festival.
To some extent , this led to a change in direction . Future festivals abandoned any pretence of being jazz or folk orientated and in some ways the move to Reading the next year was symbolic of the changes that went down in the Nat Jazz and Blues booking policy.”
However, by this time, the National Jazz and Blues Festival fortunes were beginning to wane. It could no longer be said to be the most prestigious , or largest Festival in the UK summer calendar . In 1970 there was massive competition for the festival punters pound from the mega festivals at Bath and the Isle Of Wight . The international line-up of both these giants dwarfed the line-up of UK bands that the National Jazz Federation promoters had signed up and consequently there was a fairly low turn out for this festival . Barely 12,000 for the Friday concert , although I don't know the exact figures for the entire festival.
To some extent , this led to a change in direction . Future festivals abandoned any pretence of being jazz or folk orientated and in some ways the move to Reading the next year was symbolic of the changes that went down in the Nat Jazz and Blues booking policy.”
Fonte: UKRock Festivals
01 We'll Meet Again Sometime
02 Song Of A Sad Little Girl
03 It's In Your Hands
04 Fingertips
05 The Antique suite:
The Reaper .
We Must Cross the River
Antiques and Curios
Hey It's Been A Long Time
Baixar Álbum
02 Song Of A Sad Little Girl
03 It's In Your Hands
04 Fingertips
05 The Antique suite:
The Reaper .
We Must Cross the River
Antiques and Curios
Hey It's Been A Long Time
Baixar Álbum
.
"Era no tempo de El Rei Elvis, quando no final dos anos 50 os amigos David Cousins e Tony Hooper resolveram juntar suas tralhas e tocar folk, blues, Bluegrass (folk do norte dos EUA) no circuito de pubs do oeste de Londres. Nesse meio tempo Cousins resolve adquirir um banjo (tornando-se um dos melhores “banjistas” da Inglaterra) e a dupla mais alguns convidados começam a ensaiar no Strawberry Hill (algo como a “colina do morango”) de onde surgiria o nome da banda, “The Strawberry Boys”, mais tarde apenas “The Strawbs”.
Durante os pequenos shows no circuito folk, Dave assiste ao show de uma cantora e fica extremamente impressionado, convidando-a para integrar o grupo imediatamente. Essa cantora era Sandy Denny (que veio a integrar mais tarde outro ícone do folk rock inglês, o “Fairport Convention”). Em 68 Sandy é convidada a gravar com o grupo em Copenhagen, mas as gravadoras recusam as fitas que acabam sendo engavetadas e Sandy acaba saindo.
No ano de 69 os Strawbs com Dave assumindo os vocais começam a gravação do que seria seu primeiro álbum, com a produção de Gus Dudgeon (hoje em dia conhecido pela produção de vários sucessos de Elton John). O álbum foi nomeado simplesmente “Strawbs”. Apesar de bastante influenciado por Bob Dylan, Beatles & Co, o Strawbs já mostrava suas próprias características, como na épica “The Battle”. As faixas longas e épicas iriam se tornar a marca registrada da banda, assim como experimentos como a orquestra árabe que foi usada na faixa “Where Is This Dream Of Your Youth”. A gravadora torceu o nariz para essas invenções de Dave & Co, mas foi “apaziguada” por uma sessão de músicas mais comerciais.
O ano de 70 vem marcar a primeira aparição do “mago dos teclados” Rick Wakeman no Strawbs. Rick, que emprestava seu talento a vários artistas como T Rex e David Bowie como musico de estúdio, é apresentado ao grupo pelo empresário Tony Visconti, e grava os teclados do álbum “Dragonfly”. Dave Cousins agradece a participação de Rick nos créditos do álbum, o que deixa Sr.Wakeman muito agradecido já que de todas suas contribuições a álbuns de artistas, era a primeira vez que isso acontecia.
No final do ano de 70 Rick é efetivado na banda, gravando o álbum “Just a Collection of Antiques and Curios” e fazendo uma série de shows com solos incríveis, o que chama a atenção do então mestre dos teclados Keith Emerson, que reserva imediatamente uma cadeira no show do Strawbs. Foi durante um desses shows que aconteceu o famoso episódio em que Wakeman socou um louco que havia invadido o palco justamente na hora de seu solo. Esse louco era ninguém senão o pintor surrealista Salvador Dali, que mostrou ser tão surrealista quanto suas pinturas..."
Durante os pequenos shows no circuito folk, Dave assiste ao show de uma cantora e fica extremamente impressionado, convidando-a para integrar o grupo imediatamente. Essa cantora era Sandy Denny (que veio a integrar mais tarde outro ícone do folk rock inglês, o “Fairport Convention”). Em 68 Sandy é convidada a gravar com o grupo em Copenhagen, mas as gravadoras recusam as fitas que acabam sendo engavetadas e Sandy acaba saindo.
No ano de 69 os Strawbs com Dave assumindo os vocais começam a gravação do que seria seu primeiro álbum, com a produção de Gus Dudgeon (hoje em dia conhecido pela produção de vários sucessos de Elton John). O álbum foi nomeado simplesmente “Strawbs”. Apesar de bastante influenciado por Bob Dylan, Beatles & Co, o Strawbs já mostrava suas próprias características, como na épica “The Battle”. As faixas longas e épicas iriam se tornar a marca registrada da banda, assim como experimentos como a orquestra árabe que foi usada na faixa “Where Is This Dream Of Your Youth”. A gravadora torceu o nariz para essas invenções de Dave & Co, mas foi “apaziguada” por uma sessão de músicas mais comerciais.
O ano de 70 vem marcar a primeira aparição do “mago dos teclados” Rick Wakeman no Strawbs. Rick, que emprestava seu talento a vários artistas como T Rex e David Bowie como musico de estúdio, é apresentado ao grupo pelo empresário Tony Visconti, e grava os teclados do álbum “Dragonfly”. Dave Cousins agradece a participação de Rick nos créditos do álbum, o que deixa Sr.Wakeman muito agradecido já que de todas suas contribuições a álbuns de artistas, era a primeira vez que isso acontecia.
No final do ano de 70 Rick é efetivado na banda, gravando o álbum “Just a Collection of Antiques and Curios” e fazendo uma série de shows com solos incríveis, o que chama a atenção do então mestre dos teclados Keith Emerson, que reserva imediatamente uma cadeira no show do Strawbs. Foi durante um desses shows que aconteceu o famoso episódio em que Wakeman socou um louco que havia invadido o palco justamente na hora de seu solo. Esse louco era ninguém senão o pintor surrealista Salvador Dali, que mostrou ser tão surrealista quanto suas pinturas..."
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário